sábado, 7 de janeiro de 2017

7 de janeiro de 2017: Faleceu Mário Soares

Hoje para a História; Falecimentos

        Foi um dos fundadores do Partido Socialista (do qual foi secretário-geral de 1973 a 1986), em abril de 1973, ainda no tempo do Estado Novo, ao qual se opunha, tendo sido uma das principais figuras da luta contra este regime.
         Preso doze vezes pela PIDE, chegou a ser deportado para São Tomé, em 1968. Exilou-se, dois anos depois, em França, para fugir ao regime fascista português. Retornou a Portugal três dias após o 25 de abril de 1974.
         A Junta de Salvação Nacional enviou-o às capitais europeias para obter reconhecimento di-plomático do novo regime democrático.
        Nem sempre foi unânime, tendo desagradado tanto aos partido de direita, pelo processo de descolonização, como aos partidos da esquerda, pelo 25 de novembro de 1975.
        Foi Ministro dos Negócios Estrangeiros  dos I, II e III Governos Provisórios e Ministro sem Pasta do IV. Foi Primeiro-Ministro três vezes (I, II e IX Governos Constitucionais), assinou o Tratado de Adesão à então Comunidade Económica Europeia e foi Presidente da República Portuguesa por dois mandatos, sendo o primeiro civil diretamente eleito pelo povo a desempenhar o cargo. Foi ainda eurodeputado.


Mário Soares (nascido a 7 de dezembro de 1924) foi um político português, tendo sido o décimo sétimo Presidente da República.

       O antigo Presidente da República, Mário Soares faleceu, aos noventa e dois anos, no Hos-pital da Cruz vermelha, onde estava internado à vinte e seis dias.
       O Governo decretou três dias de luto nacional a partir de segunda feira e honras de funerais de Estado. O funeral realiza-se na terça feira.
        Muitas pessoas e a imprensa internacional reagiram à morte de Mário Soares.

Canal de História (Portugal): Foi uma das mais notáveis e complexas personalidades políticas europeias e um dos protagonistas da História da política portuguesa da segunda metade do século XX. Celebramos hoje e sempre as suas lutas por um Portugal livre e democrático. Até breve Mário Soares.

Revista FLASH: (...) Morreu Mário Soares. O antigo Presidente da República morreu hoje ao 92 anos, no Hospital da Cruz Vermelha em Lisboa. O fundador do Partido Socialista estava internado desde o dia 13 de dezembro. (...)

Rádio Comercial: Mário Soares faleceu este sábado. Uma figura incontornável da democracia portuguesa

Rádio Comercial: Mário Soares, antigo Presidente da República, morreu hoje após várias semanas hospitalizado. Que descanse em paz. #mariosoares #rip

Fnac Portugal: O antigo Presidente da República Mário Soares faleceu hoje no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa.

Associação Académica de Coimbra / OAF: Ao tomar conhecimento do falecimento de Mário Soares, vem a Direcção da Associação Académica de Coimbra /OAF manifestar o mais profundo pesar pela perda de uma das maiores personalidades políticas da História do nosso País.
Mário Soares foi o Presidente da Liberdade, um Homem de causas e valores, um exemplo de integridade e o rosto maior da Democracia portuguesa.
Em declarações a um jornal desportivo, Mário Soares chegou a referir que sempre teve uma admiração pela Académica: "Tenho sempre mantido uma posição equidistante em matéria de futebol, mas se há algum clube pelo qual posso ‘torcer’ um pouco é pela Académica". 
O País está de luto tal como a família, a quem a Direcção da Associação Académica de Coimbra/OAF endereça as mais sentidas condolências. #briosa



Fontes: site da SIC Notícias
            site do Diário de Notícias
            site do Jornal Público
            site da Rádio Comercial
            site AbrilAbril
            Wikipédia
            Facebook do Canal de História (Portugal)
            Facebook da Revista FLASH
            Facebook da Rádio Comercial
            Facebook da Fnac Portugal
            Facebook da Associação Académica de Coimbra / OAF
Imagem: Facebook do Canal de História (Portugal)

Sem comentários:

Enviar um comentário