quinta-feira, 30 de junho de 2016

30 de junho de 1911: Aprovada a bandeira nacional


Bandeira nacional


        A bandeira nacional foi aprovada pela Assembleia Nacional Constituinte a 30 de junho de 1911.
        Os republicanos queriam uma bandeira que rompesse ligações com a monarquia, escolhen-do, por isso, cores que não eram tradicionais nas anteriores bandeiras portuguesas, além de que, desde 31 de janeiro de 1891 (tentativa frustrada de implantação da República em Portugal), as cores verde e vermelho foram instituídas como as cores do Partido Republicano.
        Curiosamente, a bandeira mantém cores da monarquia, visto que verde era a cor da casa real de Bragança e vermelho a cor da monarquia portuguesa.



Fonte: Wikipédia
Imagem: Wikipédia

30 de junho de 1793: Inauguração do Teatro Nacional de São Carlos


(Ao pesquisar informações sobre o Teatro Nacional de São Carlos descobri que a inauguração foi no ano 1793 e não no ano 1973, como indicado na imagem. Entretanto a imagem já foi retirada do Facebook da RTP Memória mas ainda não foi substituída por uma com a data correta. Assim que possível substituirei esta imagem por uma com a data correta. Obrigado pela compreensão!)




        O Teatro Nacional de São Carlos foi mandado construir pelo príncipe D. João (futuro D. João VI) durante o período de regência no reinado de sua mãe (D. Maria I foi "obrigada" a afastar-se do cargo de Chefe de Estado por ter perdido a sanidade mental), em substituição do Teatro Ópera do Tejo destruído em consequência do Terramoto de 1755.



Fonte: Wikipédia
Imagem: Facebook da RTP Memória

30 de junho de 1980: Papa João Paulo II visita o Brasil




Canal de História (Brasil): Ainda em plena ditadura militar, o pontífice viajou por 13 cidades brasileiras e defendeu a justiça social, a liberdade sindical e a reforma agrária.



Fonte: Facebook do Canal de História (Brasil)
Imagem: Facebook do Canal de História (Brasil)

30 de junho de 1487: Publicação do primeiro livro impresso em Portugal




        O primeiro livro a ser impresso em Portugal foi um Pentateuco (os cinco primeiros livros da Bíblia), na primeira oficina tipográfica portuguesa, em Faro, propriedade de Samuel Gacon, um editor judeu.



Fontes: site Tipografos
            Wikipédia
Imagem: Facebook da RTP Memória

30 de junho de 1934: Noite das facas longas


        «Hitler queria ter a certeza que não teria oposição na liderança do Partido Nazi, por isso decidiu matar os opositores não ao regime mas sim a ele!»




Canal de História (Portugal): Neste mesmo dia, em 1934, dá-se a “A Noite das Facas Longas”, uma purga em que Adolf Hitler ordena a morte de vários membros do Partido Nazi, identificados por ele como opositores.
Qual acham que foi a importância desta purga para o futuro do regime nazi?



Fonte: Facebook do Canal de História (Portugal)
Imagem: Facebook do Canal de História (Portugal)