sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Faleceu/Faleceram a 16 de agosto

Hoje na História; Falecimentos


Maria Callas (nascida a 2 de dezembro de 1923) foi uma cantora estado-unidense.



Fonte: Wikipédia
Imagem: Facebook da RTP Memória

Nasceu/Nasceram a 16 de setembro

Hoje na História; Nascimentos


B. B. King (falecido a 14 de maio de 2015), nome artístico de Riley King, foi um guitarrista de blues, compositor musical e cantor estado-unidense.



Mickey Rourke, nome artístico de Philip Rourke Jr., é um ator, roteirista e ex-pugilista estado-unidense.

Canal Hollywood Portugal: Mickey Rourke, que chegou a ser considerado um sex symbol nos anos 80, com filmes como "Noites Escaldantes" ou "Nove Semanas e Meia", faz hoje 64 anos! Sabias que, para além de ator, também foi pugilista profissional entre 1991 e 1995 e nunca perdeu um combate? Sabes qual o nome pelo qual era conhecido nos ringues? #MickeyRourke



Fontes: Wikipédia
Fontes: Facebook do Canal Hollywood Portugal
Imagens: Facebook da RTP Memória
Imagens: Facebook do Canal Hollywood Portugal

16 de setembro de 1985: Steve Jobs demite-se da Apple

Hoje na História



Canal de História (Brasil): Em 1985, Steve Jobs deixava aApple Inc. por conta de uma rivalidade com o então CEO, John Sculley. Enquanto esteve fora, fundou a NeXT, que foi comprada pela Apple, em 1996, causando o seu retorno à empresa. Ele foi nomeado iCEO em 1997, criando produtos de sucesso como, iPhone, iPod, iMac, etc.

(Nota: texto convertido para português de Portugal)



Fonte: Facebook do Canal de História (Brasil)
Imagem: Facebook do Canal de História (Brasil)

16 de setembro de 1987: Assinado o Protocolo de Montreal

Hoje na História

Bandeira da ONU


Canal de História (Portugal): #SabiaQue, neste dia, corria o ano de 1987, era assinado o Protocolo de Montreal para a redução da emissão de gases nocivos à camada de ozono?



Fonte: Facebook do Canal de História (Portugal)
Imagem: Facebook do Canal de História (Portugal)

16 de setembro de 1769: Instituído o título de Marquês de Pombal


        "Após a morte do rei D. José, D. Maria I proibiu-o de sair de terras de Pombal. Conta-se que uma vez, Sebastião José de Carvalho e Melo foi a Lisboa e levou num pote terra pombalina, que despejou no chão ao chegar. Quando saiu da carruagem, pisou a terra que tinha espalhado, não saindo assim de terras de Pombal." Yogesh Vyas brincou "Espertalhão, hem ?", ao que respondi "Não sei se de facto aconteceu mesmo, mas pelo menos é o que se conta..." De seguida Ângela Silva, também em tom de brincadeira, afirmou "Ele sabia-a toda". "Mais uma vez (...) [repeti] que não tenho a certeza se é um acontecimento verídico ou se é simplesmente um mito criado pelo povo.", ao que ela opinou "Eu gosto de pensar que é veridico." Declarei que "Pessoalmente também considero que é um facto verídico. No entanto existem inúmeros episódios da História de Portugal que não ocorreram exatamente como são contados..."



Canal de História (Portugal): Neste mesmo dia, em 1769, Sebastião José de Carvalho e Melo recebe o título de Marquês de Pombal, atribuído pelo rei D. José I. 
Qual a sua opinião sobre o #Marquês de Pombal? Foi um déspota ou um político exemplar?



Fonte: Facebook do Canal de História (Portugal)
Imagem: Facebook da RTP Memória

16 de setembro de 1932: Gandhi inicia greve de fome




        Líder do movimento de desobediência civil pela independência da Índia, Gandhi foi preso em 1932. Na prisão, anunciou que faria greve de fome, em protesto à decisão do governo britânico de dividir o sistema eleitoral indiano em posiçõess sociais.
       Seis dias depois, a resolução é retirada, uma vez que as classes sociais superior e inferior chegaram a acordo. Termina o jejum de Gandhi.



Fonte: site do Canal de História (Brasil)
Imagem: Facebook da RTP Memória