segunda-feira, 4 de julho de 2016

4 de julho de 2004: Grécia vence o XII Campeonato Europeu de Futebol (Euro 2004)


Em 2004, a Grécia venceu o XII Campeonato Europeu de Futebol, ganhando a final por 1-0 (golo de Charisteas aos 57 minutos) a Portugal, país organizador. Estas duas seleções também se haviam encontrado no primeiro jogo do campeonato, tendo nessa altura vencido, também, a Grécia, por 2-1.

Fonte: Wikipédia
Imagem: site da UEFA

4 de julho de 1865: Publicado "Alice no País das Maravilhas"



Alice no País das Maravilhas (título em português) é, possivelmente, a obra mais conhecida de Lewis Carroll, pseudónimo de Charles Lutwidge Dodgson. Este livro tem uma sequela: Alice do Outro Lado do Espelho (título em português).
Ao longo dos tempos, esta obra teve inúmeras adaptações.


Fontes: Facebook da RTP Memória
            Wikipédia

4 de julho de 2013: Descoberto o bosão de Higgs



Canal de História (Brasil): Teorizada pelo físico britânico Peter Higgs, a comprovação da sua existência só começou a ser tentada em 2008, com o funcionamento do Grande Colisor de Hadrões. A partícula é primordial para o entendimento do universo, pois teria sido gerada logo após o Big-Bang.

(Nota: texto convertido para português de Portugal)

Fonte: Facebook do Canal de História (Brasil)

4 de julho de 1776: Independência dos Estados Unidos da América

Inicialmente, os colonos britânicos na América não pretendiam a independência, mas sim a diminuição dos impostos sobre o chá e o imposto de selo, entre outros; contudo, rapidamente este movimento revolucionário se tornou numa guerra de independência.


Canal de História (Brasil): Esta foi primeira vez na história da expansão europeia que uma colónia se tornou independente através de um ato revolucionário.

(Nota: texto convertido para português de Portugal)

Fonte: Facebook do Canal de História (Brasil)