segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Faleceu/Faleceram a 12 de agosto

Hoje na História; Falecimentos


(Ernesto Geisel foi o vigésimo nono Presidente do Brasil e não o trigésimo segundo como indicado na imagem. A imagem ainda se mantém no Facebook do Canal de História [Brasil]. Assim que possível substituirei esta imagem por uma com o adjetivo numeral correto. Obrigado pela compreensão!) 

Ernesto Geisel (nascido a 3 de agosto de 1907) foi um político e militar brasileiro.

Canal de História (Brasil): Em 1996, morria o político Ernesto Beckmann Geisel, aos 89 anos, no Rio de Janeiro, RJ. O seu governo é lembrado pelo início da redemocratização do país, a extinção do AI-5, a divisão do estado do Mato Grosso e a criação do Mato Grosso do Sul, entre outros factos.



Johnny Cash (nascido a 26 de fevereiro de 1932), nome artístico de John Cash, foi um cantor e compositor musical estado-unidense.



Claude Chabrol (nascido a 24 de junho de 1930) foi um diretor e produtor cinematográfico, ator e roteirista francês.



Fontes: Wikipédia
Fontes: Facebook do Canal de História (Brasil)
Imagens: Facebook do Canal de História (Brasil)
Imagens: Facebook da RTP Memória

Nasceu/Nasceram a 12 de agosto

Hoje na História; Nascimentos


Jesse Owens (falecido a 31 de março de 1980), nascido James Owens, foi um atleta e líder civil estado-unidense.

"Venceu quatro medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de 1936 e nem um telegrama de felicitações recebeu do presidente estado-unidense Franklin Delano Roosevelt." Mgs Bruno acrescentou "Adolf Hitler a quem chamam racista felicitou, e foi acarinhado pelo público Alemão." Confirmei esta afirmação ao dizer "(...) Adolf Hitler já havia cumprimentado alguns vencedores mas este ato estava a atrasar o decorrer normal dos Jogos Olímpicos. Por este motivo Hitler foi aconselhado a não cumprimentar mais nenhum vencedor. Quando Jesse Owens venceu a primeira medlaha, o líder alemão já tinha tomado esta decisão, por isso não desceu da tribuna mas acenou com a mão ao vencedor."



Barry White (falecido a 4 de julho de 2003), nome artístico de Barrence Carter,  foi um cantor, compositor, maestro e produtor musical estado-unidense.



Fontes: Wikipédia
            Facebook da RTP Memória
Imagens: Facebook da RTP Memória

12 de setembro de 1309: Casamento de D. Afonso IV

Hoje na História

        "Deste casamento nasceu D. Pedro I de Portugal, o qual se viria a apaixonar por uma aia de sua futura esposa. Após o falecimento da mulher, D. Pedro tornou-se mais íntimo de Inês de Castro, o que levaria a que D. Afonso IV mandasse que esta fosse assassinada. A morte da amada levou a que D. Pedro declarasse guerra ao pai, o que gerou um período de instabilidade. Felizmente, pai e filho acabaram por fazer as pazes, em 1357 (dois anos após a morte de Inês de Castro) e até ao final do reinado de D. Afonso IV o assunto pareceu esquecido; o que é certo é que D. Inês de Castro acabou por ser vingada (D. Pedro mandou matar dois carrascos - o terceiro conseguiu fugir) e conta-se que foi coroada depois de morta."



Canal de História (Portugal): Neste mesmo dia, em 1309, dá-se o Casamento do Infante D. Afonso, futuro rei D. Afonso IV de Portugal, com Beatriz de Castela. 
O que destacam neste rei?



Fonte: Facebook do Canal de História (Portugal)
Imagem: Facebook do Canal de História (Portugal)