quarta-feira, 5 de outubro de 2016

5 de outubro de 2016: António Guterres é eleito secretário-geral da ONU

Hoje para a História

António Guterres na ONU


        À sexta votação, António Guterres obteve treze votos de encorajamento, dois sem opinião e nenhum de desencorajamento, não obtendo nenhum "chumbo" de qualquer dos cinco estados com poder de veto.
       O ex-primeiro-ministro será aclamado secretário-geral da ONU, através de uma votação for-mal por parte do Conselho de Segurança.



Fonte: site do jornal Negócios
Imagem: site do Jornal Económico

Nasceu/Nasceram a 5 de outubro

Hoje na História; Nascimentos


Jesse Eisenberg é um ator, escritor, dramaturgo e humorista estado-unidense.

Canal Hollywood Portugal: Hoje celebramos o 33º aniversário de Jesse Adam Eisenberg. Sabias que a sua mãe trabalhou durante 20 anos como palhaço em festas infantis, e que foi essa a sua motivação para se ter tornado ator?
Que filmes dele gostas e recomendas?#JesseEisenberg 



Kate Winslet é uma atriz britânica.

Canal Hollywood Portugal: Kate Elizabeth Winslet faz hoje 41 anos! Das muitas e excelentes interpretações que nos tem proporcionado no cinema, a sua preferida foi em "O Despertar da Mente".
Que outros filmes dela conheces e recomendas?#KateWinslet



Bob Geldof é um cantor, compositor musical e humorista irlandês.



Tarcísio Sobrinho é um ator de cinema, teatro e televisão brasileiro.



Fontes: Wikipédia
            Facebook do Canal Hollywood Portugal
Imagens: Facebook do Canal Hollywood Portugal
               Facebook da RTP Memória

5 de outubro de 1969: Estreia a série "Monty Python's Flying Circus"




        Monthy Pythons' Flying Circus (Os Malucos do Circo, traduzido para português) foi uma série de televisão criado pelo grupo de comédia britânico Monthy Python e transmitida pela BBC.



Fonte: Wikipédia
Imagem: Facebook da RTP Memória

5 de outubro de 1916: Inaugurada a estação de São Bento


Estação Ferroviária de Porto-São Bento


        A estação entrou ao serviço a 8 de novembro de 1896, provisoriamente, tendo sido inau-gurada oficialmente no dia 5 de outubro de 1916.
        É considerada um dos principais monumentos do Porto, devido, principalmente, aos seus painéis de azulejos.



Fonte: Wikipédia
Imagem: Wikipédia

5 de outubro de 1910: Implantação da República

Hoje na História; República (Primeira República)



Xavier Oliveira: (...) Neste mesmo dia, em 1910, é proclamada a I República Portuguesa. Resultado de uma revolução organizada pelo Partido Republicano Português, veio por fim a um regime monárquico que vigorava há 757 anos. Caracterizado por uma época de instabilidade política viria a dar origem, dezasseis anos depois a um novo golpe de estado que instauraria a Ditadura Militar (1926-1933) e posteriormente o Estado Novo (1933-1974).

Canal de História (Portugal): Feliz dia da Implantação da República!
Aproveite-o com #História!



Fonte: Facebook do Xavier Oliveira
Imagem: Facebook da RTP Memória

5 de outubro de 1143: Assinatura do Tratado de Zamora

Hoje na História


        Ana Paula Buco afirmou «Pena!!!!! Hoje seriamos espanhoes....estavamos mt. Melhor... (...)», ao que respondi «Penso seriamente que não. De facto durante o tempo que estivemos sob o domínio espanhol (1580-1640) as províncias portuguesas foram seriamente atacadas por holandeses e ingleses (estes últimos, curiosamente, são nossos aliados). Além do mais, se Portugal não se tornasse num país independente, muito provavelmente nunca teríamos assistido a uma época expansionista e teríamos um conhecimento do mundo muito mais reduzido do que aquele que temos hoje.» Angela Silva ripostou que «e isso valeu-nos de que? hoje continuamos na penuria». Contra-argumentei «Antes pobres que ignorantes». Angela Silva insistiu que «a culpa disto tudo é do Afonso espanhol» e eu respondi-lhe que «Então temos de lhe agradecer por nos ter deixado ser independentes e ter uma grande história como a quer temos, que nos permitiu deixar a ignorância. Pena foi depois alguns réis não saberem guardar a riqueza que tinham e esbanjarem-na sem pensarem nas gerações futuras.»


Estátua de Afonso Henriques, na Colina Sagrada


Xavier Oliveira: (...) Neste mesmo dia, em 1143, é assinado o Tratado de Zamora, no qual o rei D. Afonso VII de Leão e Castela reconhece a independência do reino de Portugal e D. Afonso Henriques o seu primeiro monarca. Portugal seria posteriormente (em 1179) reconhecido, pelo Papa Alexandre III, através da Bula Manifetis Probatum, como um reino independente, devendo continuar a conquista de território aos muçulmanos.



Fonte: Facebook do Xavier Oliveira
Imagem: Facebook do Xavier Oliveira (retirada da Wikipédia)