quarta-feira, 13 de julho de 2016

13 de julho de 2016: Brexit - Theresa May sucede a David Cameron



Theresa May é a nova primeira-ministra do Reino Unido e prometeu «fazer do Brexit um sucesso». Sucede a David Cameron após este se ter demitido devido ao resultado do referendo relativo à permanência do Reino Unido na União Europeia, realizado no passado dia 23 de junho.
A transição entre governos estava prevista para outubro mas pressões do Reino Unido e da União Europeia, levaram ao seu adiantamento.


Fonte: Facebook da SIC Notícias
Imagem: Wikipédia

13 de julho de 1985: Música - Realizado o concerto Live Aid



Live Aid foi um concerto de rock, que tinha como objetivo angariar fundos para ajudar as pessoas carenciadas de bens alimentares da Etiópia.


Fontes: Facebook da RTP Memória
            Wikipédia

13 de julho de 1930: Desporto - Primeiro Campeonato Mundial de Futebol



Canal de História (Brasil): O Uruguai foi escolhido sede da primeira Copa numa conferência em Barcelona, que levou em conta as comemorações do centenário da independência do país.


A competição não teve eliminatórias e apenas se inscreveram treze seleções.
A final foi ganha pelo Uruguai, por 4-2, contra a Argentina.


Fontes: Facebook da RTP Memória
            Facebook do Canal de História (Brasil)
            Wikiédia

13 de julho de 1917: Religião - Terceira alegada aparição da Virgem Maria

Tentativa de dar animo ao povo português que acabara de entrar na I Guerra Mundial. Manuel da Costa Teixeira concorda que as supostas aparições foram um embuste, contudo a sua justificação é que "A religião estava a ser posta em causa por alguns republicanos e era necessário mudar. Algo que pudesse aumentar a fé das pessoas. Alguém lhes apareceu com a mentira, para a Lúcia não desfazer a mentira era melhor guarda-la de modo que não tivesse contacto com ninguém." O Canal de História (Portugal) confirma que "(...) Quase um século depois, este continua a ser um acontecimento marcante da sociedade portuguesa". Respondi a Manuel da Costa Teixeira que "Realmente, este embuste contribuiu para aumentar a fé de bastantes pessoas, que todos os dias se deslocam a pé em peregrinação, cumprindo promessas, a Fátima.




Canal de História (Brasil): Neste mesmo dia, em 1917, ocorre a terceira das seis alegadas aparições da Virgem Maria, em Fátima, aos três pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinta. Qual a sua opinião sobre as aparições de Fátima?


Fonte: Facebook do Canal de História (Portugal)