quarta-feira, 29 de junho de 2016

Faleceu a 29 de junho





        José de Barros (nascido a 22 de outubro de 1896) foi um professor, cineasta, jornalista, dramaturgo e pintor português.
        É autor da primeira docuficção portuguesa, Maria do Mar.



Fonte: Wikipédia
Imagens: Facebook da RTP Memória

29 de junho de 1949: Implementação do apartheid na África do Sul


        «Sem dúvida um momento horrível da nossa História. Felizmente, vivemos hoje num mundo onde há muito mais igualdade entre "raças" (se bem que, infelizmente, ainda existe racismo e xenofobia, entre outros problemas sociais).»




Canal de História (Portugal): Neste mesmo dia, em 1949, a África do Sul implantou oficialmente o apartheid, regime de segregação racial.
Este regime manteve-se até 1994, aquando da realização de eleições multirraciais e democráticas, que foram vencidas pelo Congresso Nacional Africano, sob a liderança de Nelson Mandela, o grande símbolo da luta contra este regime.



Fonte: Facebook do Canal de História (Portugal)
Imagem: Facebook do Canal de História (Portugal)

História Dia a Dia

        A Internet hoje está na vida de (quase) todos mas, infelizmente, não é tão bem aproveitada quanto devia. A maioria das pessoas usa a Internet para aceder às redes sociais ou para entretenimento (vídeos, jogos, etc.) ou para assuntos de trabalho (o que até nem é mau!). 
        Eu acho que a Internet também deve ser usada como meio de difusão da cultura e, neste sentido, decidi partilhar convosco algumas informações sobre História! A minha ideia é todos os dias indicar os factos que ocorrerem nesse dia no passado e que ficaram para a História, devendo ser recordados (Hoje na História); além disso, tenciono partilhar os acontecimentos diários que influenciam o mundo atual e que daqui a uns anos farão parte da História (Hoje para a História). Sempre que possível darei também a minha opinião sobre o assunto em questão e gostaria que dessem também a vossa para podermos debater o assunto e entendermos melhor alguns mistérios/segredos da História.