sábado, 9 de julho de 2016

9 de julho de 2004: Jorge Sampaio anuncia que convidará Santana Lopes para formar governo

Jorge Sampaio, presidente da República Portuguesa de 1996 a 2006


Canal de História (Portugal): #‎SabiaQue‬ nesta data, em 2004, e depois de José Manuel Durão Barroso ter sido nomeado presidente da Comissão Europeia, o presidente da república Jorge Sampaio anunciou que iria convidar o líder do PSD da altura, Pedro Santana Lopes, a formar governo?


Fonte: Facebook do Canal de História (Portugal)
Imagem: Wikipédia

9 de julho de 1877: Primeiro torneio de Wimbledon



O torneio de Wimbledon é o torneio de ténis mais antigo do mundo.
O primeiro torneio foi vencido por Spencer Gore, que ganhou três sets seguidos a William Marshall (6-1, 6-2 e 6-4).


Fontes: Facebook da RTP Memória
            Wikipédia

9 de julho de 1932: Revolução Constitucionalista no Brasil



Canal de História (Brasil): O movimento foi uma reação paulista à Revolução de 1930, que pôs fim à autonomia dos Estados, impediu a posse Júlio Prestes como presidente e colocou fim à República Velha.


Fonte: Facebook do Canal de História (Brasil)

9 de julho de 1810: Napoleão anexa o Reino da Holanda, estado cliente da França

O erro de Napoleão (e, posteriormente, o de Hitler) foi tentar invadir a Rússia! Francisco Lemos acrescenta "Durante o inverno..." Pedro Marques concorda, afirmando "Verdade, mas se Napoleão Bonaparte, bem como Adolf Hitler, tivessem invadido a Rússia ( ou no caso de Hitler, a União Soviética) durante outra altura do ano, talvez a sua conquista tivesse sido bem sucedida. Pois foi o clima inóspito e a dimensão astronómica deste país, que durante o Inverno dificultaram a sua conquista ." Concordando com estas opiniões, respondi a Pedro Marques que "(...) é verdade que o inverno russo foi fundamental para que a Rússia (ou URSS) conseguisse resistir aos exércitos invasores. No entanto, penso que no caso de Hitler (não sei se no de Napoleão também!) o que não permitiu a vitória alemã foi ter a guerra em duas frentes: a Ocidente com o Reino Unido e a resistência francesa (além dos Estados Unidos da América) e a Oriente com a URSS.", ao que Francisco Lemos contrapôs que "(...) O problema de Hitler foi que ele nao tinha noçao da vastidão da Russia. Realmente, ele começou a Operaçao Barbarossa antes do Inverno, mas como demorou bastante tempo ate chegar a Moscovo, entretanto chegou o Outono com as suas chivas habituais. Isso fez com que a operação se atrasasse (pois os mantimentos nao chegavam a tempo à frente de combate) e, entretanto, chegasse o Inverno Russo." Respondi-lhe que "(...) a Operação Barbarossa pretendia conquistar a parte europeia da então União das Repúblicas Socialistas até janeiro de 1942 (abrangendo uma parte do inverno). Tendo isto em conta e a falta de «noção da vastidão da Rússia», concordo plenamente que a invasão foi mal planeada. Mas se Hitler concentrasse os esforços primeiro a Ocidente (visto ter um pacto de não agressão com a União Soviética) não teria mais possibilidade de conseguir que os mantimentos chegassem mais rapidamente à frente de combate oriental (numa fase posterior) e, quem sabe, de vencer a guerra?




Canal de História (Portugal): Neste mesmo dia, em 1810, Napoleão torna, oficialmente, os Países Baixos parte de seu império.

Qual a vossa opinião sobre a figura de #Napoleão?


Fontes: Facebook do Canal de História (Portugal)
             Wikipédia