quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Nasceu/Nasceram a 3 de agosto

Hoje na História; Nascimentos


Martin Sheen, nome artístico de Ramón Estévez, é um ator estado-unidense.



Tony Bennett, nome artístico de Anthony Benedetto é um cantor estado-unidense de tradicional pop standarts, show tunes e jazz.



Fonte: Wikipédia
Imagens: Facebook da RTP Memória

3 de agosto de 1996: Medalha de ouro para Portugal nos 10000 metros femininos nos Jogos Olímpicos de Atlanta




        Fernanda Ribeiro venceu os 10000 metros, ao ultrapassar a chinesa Wang Junxia, com uma incrível aceleração, que além de a sagrar campeã olímpica, que juntou aos títulos de campeã mundial (no ano de 1995) e de campeã europeia (no ano de 1994), ainda lhe permitiu fixar um novo recorde olímpico, 31,01,63 minutos.



Fonte: Wikipédia
Imagem: Facebook da RTP Memória

3 de agosto de 1907: Instituído o descanso dominical

Hoje na História

        Devido a uma efeméride publicada pelo Canal de História (Portugal) no dia 9 de janeiro de 2016, pensava que o descanso semanal apenas fora promulgado em 1911 ("O descanso semanal não foi instituído, em Portugal, a 9 de janeiro de 1911, pelo I Governo Provisório da República?"). Miguel Vassallo explicou-me que o descanso dominical foi estabelecido por um "Decreto de João Franco em 1907 .". Agradeci o esclarecimento e justifiquei-me, fundamentando que "(...) A minha dúvida surgiu, porque o HISTÓRIA partilhou uma efeméride no dia 9 de janeiro que afirmava que o descanso semanal «foi promulgado pelo I Governo Provisório da República, há 105 anos». Miguel Vassallo esclareceu-me que "(...) A república validou vários feriados e criou outros, (1ºde Dezembro como feriado nacional) no caso do domingo nem todas as profissões e ofícios o respeitavam, sobretudo na primeira década do século XX.". Voltei a agradecer o esclarecimento.



Canal de História (Portugal): #‎SabiaQue‬, neste mesmo dia, em 1907, o Rei Dom Carlos instituía o repouso dominical?



Fonte: Facebook do Canal de História (Portugal)
Imagem: Facebook do Canal de História (Portugal)

3 de agosto de 1984: Uruguai retorna à democracia




Canal de História (Brasil): A negociação secreta efetuada entre os ditadores militares e representantes do Partido Colorado, Frente Ampla e o Partido Nacional firmou o acordo chamado de Pacto do Clube Naval.



Fonte: Facebook do Canal de História (Brasil)
Imagem: Facebook do Canal de História (Brasil)

3 de agosto de 1492: Colombo parte para Ocidente

Hoje na História

        "Tendo em conta o génio de D. João II, que ao dividir o mundo a meio no Tratado de Tordesilhas ainda conseguiu que Portugal ficasse com umas terras no "novo continente" - será que D. João II não tinha já conhecimento da existência deste continente? -, a viagem de Colombo ao serviço de Castela talvez tenha sido uma estratégia portuguesa para conseguir alargar os seu territórios."



Canal de História (Portugal): Neste mesmo dia, em 1492, zarpa de Palos de la Frontera, Espanha, a frota comandada por Cristóvão Colombo que chegaria à América em 12 de outubro.
O que acham que teria sucedido se Colombo tivesse feito esta viagem sobre as ordens de Portugal?

(Nota: texto convertido conforme o Acordo Ortográfico de 1990)



Fonte: Facebook do Canal de História (Portugal)
Imagem: Facebook do Canal de História (Portugal)