domingo, 10 de julho de 2016

10 de julho de 2016: Desporto - Portugal é campeão da Europa de Futebol

Portugal, venceu o Campeonato Europeu de Futebol. Cristiano Ronaldo levanta o troféu, o segundo europeu que ele e Pepe vencem este ano.


Portugal é campeão da Europa de Futebol, pela primeira vez! Doze anos depois, Portugal voltou a estar numa final de um Campeonato Europeu de Futebol mas desta vez ganhou à anfitriã, a França, por 1-0, golo de Éder aos 109 minutos. Os franceses chamaram-nos «nojentos» (por termos passado aos quartos-final sem conseguir uma vitória na fase de grupos [empatámos os três jogos: 1-1 com a Islândia; 0-0 com a Áustria; 3-3 com a Hungria] e vencermos a Croácia, por 1-0 já depois do tempo regulamentar [golo de Quaresma aos 117 minutos]) e queimaram a bandeira portuguesa quando passaram à final, para a qual Portugal já se havia qualificado.
Portugal venceu o XV Campeonato Europeu de Futebol, tornando-se a primeira seleção de futebol a vencer uma competição após sair da fase de grupos em terceiro (antes da seleção A de Portugal, já 101 seleções haviam tentado em campeonatos do mundo, masculinos e femininos, de futebol e futsal, de sub-17 e de júniores).
Fernando Santos prometeu e cumpriu: só volta para Portugal dia 11 de julho e vai ser recebido com grande festa. Scolari também tinha razão: era com Fernando Santos que seriamos campeões. Por fim, Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa, disse que tínhamos «do melhor que há no mundo» e é verdade!

Agora, além de se ter apurado para a Taça das Confederações, a realizar em 2017, Portugal vai jogar contra o vencedor da Copa América, o Chile.



Imagem: Facebook das Seleções de Portugal

10 de julho de 2016:Desporto - Duas medalhas de ouro para Portugal (mais uma coletiva)

Sara Moreira ao cortar a meta da meia-maratona, em primeiro lugar.

Sara Moreira conquistou a medalha de ouro na meia-maratona feminina do Europeu de Atletismo de Amesterdão, completando o percurso em 1h10min19s.
Portugal arrecadou também a medalha de ouro por equipas, visto que Jéssica Augusto ficou em terceira e Ana Dulce Félix em décimo segunda.


Patrícia Mamona, após vencer a prova de triplo salto.

Parícia Mamona conquistou a medalha de ouro no triplo salto feminino do Europeu de Atletismo de Amesterdão, saltando 14,58m, estabelecendo, assim, um novo recorde nacional.


(Nota: Tsanko Arnaudov ficou em terceiro no lançamento do peso com 20,59m [a prova foi vencida pelo alemão David Storl com 21,31m])

Fontes: site do Diário de Notícias
            Facebook da Seleção Nacional (Portuguesa)
            site do Jornal Público

Nasceu/Nasceram a 10 de julho


Nikola Tesla (falecido a 7 de janeiro de 1943) foi um inventor nos campos da engenharia mecânica e eletrotécnica austríaco (de etnia sérvia).


Canal de História (Brasil): Em 1856, nascia Nikola Tesla, o homem que "espalhou luz sobre a face da Terra". Suas ideias foram tão revolucionárias que o Estado de Nova York e outros Estados dos EUA proclamaram 10 de julho como o dia de Tesla.


Para mais informações ver o vídeo: http://bit.ly/2a00osX


Fontes: Facebook do Canal de História (Brasil)
            Wikipédia
Vídeo: Facebook do Canal de História (Brasil)

10 de julho de 1902: É inaugurado o Elevador de Santa Justa


O Elevador de Santa Justa (ou Elevador do Carmo) localiza-se na cidade de Lisboa, sendo uns dos monumentos mais interessantes da baixa desta cidade!
O elevador liga a rua do Ouro e a rua do Carmo ao largo do Carmo.


Fontes: Facebook da RTP Memória
            Wikipédia

10 de julho de 1859: O Big Ben soa pela primeira vez



Canal de História (Portugal): Neste mesmo dia, em 1859, o Big Ben soou pela primeira vez, em Londres.
Big Ben é o nome do sino, que foi instalado no Palácio de Westminster durante a gestão de Sir Benjamin Hall, ministro de Obras Públicas da Inglaterra, em 1859. Por ser um sujeito alto e corpulento, Benjamin tinha o apelido de Big Ben. Em 2012, a torre passou a chamar-se Elizabeth Tower, rebatizada para comemorar as Bodas de Diamante da Rainha Isabel II.


Fonte: Facebook do Canal de História (Portugal)

10 de julho de 1921: Domingo sangrento na Irlanda do Norte



Canal de História (Brasil): No século XX, a Irlanda sofreu com 4 trágicos Domingos Sangrentos. O último deles, em 1972, foi eternizado na famosa música "Sunday Bloody Sunday" (1983) do álbum War da banda irlandesa U2.


Fonte: Facebook do Canal de História (Brasil)