Portugal, venceu o Campeonato Europeu de Futebol. Cristiano Ronaldo levanta o troféu, o segundo europeu que ele e Pepe vencem este ano.
Portugal é campeão da Europa de Futebol, pela primeira vez! Doze anos depois, Portugal voltou a estar numa final de um Campeonato Europeu de Futebol mas desta vez ganhou à anfitriã, a França, por 1-0, golo de Éder aos 109 minutos. Os franceses chamaram-nos «nojentos» (por termos passado aos quartos-final sem conseguir uma vitória na fase de grupos [empatámos os três jogos: 1-1 com a Islândia; 0-0 com a Áustria; 3-3 com a Hungria] e vencermos a Croácia, por 1-0 já depois do tempo regulamentar [golo de Quaresma aos 117 minutos]) e queimaram a bandeira portuguesa quando passaram à final, para a qual Portugal já se havia qualificado.
Portugal venceu o XV Campeonato Europeu de Futebol, tornando-se a primeira seleção de futebol a vencer uma competição após sair da fase de grupos em terceiro (antes da seleção A de Portugal, já 101 seleções haviam tentado em campeonatos do mundo, masculinos e femininos, de futebol e futsal, de sub-17 e de júniores).
Fernando Santos prometeu e cumpriu: só volta para Portugal dia 11 de julho e vai ser recebido com grande festa. Scolari também tinha razão: era com Fernando Santos que seriamos campeões. Por fim, Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa, disse que tínhamos «do melhor que há no mundo» e é verdade!
Agora, além de se ter apurado para a Taça das Confederações, a realizar em 2017, Portugal vai jogar contra o vencedor da Copa América, o Chile.
Imagem: Facebook das Seleções de Portugal