segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Faleceu/Faleceram a 17 de outubro

Hoje na História; Falecimentos


Frédéric Chopin (nascido a 1 de março de 1810) foi um pianista e compositor para piano polaco com nacionalidade francesa.

Canal de História (Portugal): Neste dia, falecia em #Paris o polaco Frédéric Chopin, um dos maiores compositores para piano e um dos pianistas mais importantes da história. Frequentemente comparado a nomes como Mozart ou Beethoven, Chopin deixou influência na música até os dias de hoje.
Qual é a sua obra favorita do autor?



Fontes: Wikipédia
            Facebook do Canal de História (Portugal)
Imagem: Facebook da RTP Memória

Nasceu/Nasceram a 17 de outubro

Hoje na História; Nascimentos


António Rosa (falecido a 23 de setembro de 2013) foi um poeta, tradutor e desenhador português.

RTP Memória: ANTÓNIO RAMOS ROSA
17OUT1924 - 23SET2013



António da Paz é um cantor português.



Fontes: Wikipédia
            Facebook da RTP Memória
Imagens: Facebook da RTP Memória

17 de outubro de 1979: Madre Teresa de Calcutá é escolhida para Nobel da Paz


Madre Teresa de Calcutá a receber o Prémio Nobel da Paz


Canal de História (Portugal): #FotografiasQueMudaramAHistória
A 17 de outubro de 1979, Madre Teresa de Calcutá era escolhida como o Prémio Nobel da Paz. Na imagem, podemos ver a cerimónia de aceitação do prémio, a 11 de dezembro do mesmo ano.



Fonte: Facebook do Canal de História (Portugal)
Imagem: Facebook do Canal de História (Portugal)

17 de outubro de 1932: É detido Al Capone




Canal de História (Brasil): Também conhecido como Scarface, Al Capone liderou um grupo criminoso dedicado ao contrabando e venda de bebidas, chegando a faturar 100 milhões de dólares por ano durante a lei seca.



Fonte: Facebook do Canal de História (Brasil)
Imagem: Facebook do Canal de História (Brasil)

17 de outubro de 1956: Inaugurada primeira central nuclear


        «A energia nuclear é um dos maiores perigos que a humanidade desenvolveu. Acredito seriamente que se o Homem quisesse poderia encontrar energias alternativas.» Acrescentei, posteriormente, que «Penso que, no futuro, iremos produzir energia através de restos de alimentos.» Nélia Oliveira respondeu que «Já se produz energia a partir de restos! Não é aproveitada em massa, mas poderia. Claro que há outros interesses instalados que não permitem o desenvolvimento das chamadas energias limpas.», ao que respondi «Os Estados Unidos da América não apoiam esse desenvolvimento porque já compraram a maioria do petróleo do planeta, para depois o puderem vender ao preço que quiserem.»



Canal de História (Portugal): Neste mesmo dia, em 1956, foi inaugurada a primeira central nuclear, situada em Calder Hall, no Reino Unido. Qual a sua opinião sobre a energia nuclear: Uma necessidade ou um perigo?
A 17 de Outubro de 1956 inaugurou-se em Calder Hall (Cumbria, Reino Unido) a primeira central nuclear da história, que usava um reator de tipo Magnox. Esta central foi inaugurada pela rainha Isabel II e esteve em funcionamento durante quase 47 anos. Foi utilizada para a produção de plutónio, para fins militares, e para a obtenção de energia para uso comercial. Manteve-e em funcionamento até 31 de Março de 2003.



Fonte: Facebook do Canal de História (Portugal)
Imagem: Facebook do Canal de História (Portugal)