«A energia nuclear é um dos maiores perigos que a humanidade desenvolveu. Acredito seriamente que se o Homem quisesse poderia encontrar energias alternativas.» Acrescentei, posteriormente, que «Penso que, no futuro, iremos produzir energia através de restos de alimentos.» Nélia Oliveira respondeu que «Já se produz energia a partir de restos! Não é aproveitada em massa, mas poderia. Claro que há outros interesses instalados que não permitem o desenvolvimento das chamadas energias limpas.», ao que respondi «Os Estados Unidos da América não apoiam esse desenvolvimento porque já compraram a maioria do petróleo do planeta, para depois o puderem vender ao preço que quiserem.»
Canal de História (Portugal): Neste mesmo dia, em 1956, foi inaugurada a primeira central nuclear, situada em Calder Hall, no Reino Unido. Qual a sua opinião sobre a energia nuclear: Uma necessidade ou um perigo?
A 17 de Outubro de 1956 inaugurou-se em Calder Hall (Cumbria, Reino Unido) a primeira central nuclear da história, que usava um reator de tipo Magnox. Esta central foi inaugurada pela rainha Isabel II e esteve em funcionamento durante quase 47 anos. Foi utilizada para a produção de plutónio, para fins militares, e para a obtenção de energia para uso comercial. Manteve-e em funcionamento até 31 de Março de 2003.
Fonte: Facebook do Canal de História (Portugal)
Imagem: Facebook do Canal de História (Portugal)