sábado, 10 de dezembro de 2016

10 de dezembro de 2016: Faleceu Alberto Santos

Hoje para a História; Falecimentos


Alberto Santos (nascido a 20 de março de 1936) foi um cineasta português.

      Foi autor de filmes que questionam as convulsões do século XX, foi fundador do Centro Português de Cinema e estreou-se com o filme "Brandos Cstumes", em 1975. Foi dirigente do ABC e do Cineclube de Lisboa
         O cineasta encontrava-se doente há cerca de um ano.



Fontes: Wikipédia
            site do Diário de Notícias
Imagem: Facebook da RTP Memória

Nasceu/Nasceram a 10 de dezembro

Hoje na História; Nascimentos


Clarice Lispector (falecida a 9 de dezembro de 1977) foi um escritora e jornalista ucraniana, naturalizada brasileira.



Fonte: Wikipédia
Imagem: Facebook da RTP Memória

10 de dezembro de 1510: Portugueses conquistam Goa

Hoje na História

Afonso de Albuquerque


Canal de História (Portugal): No dia 10 de dezembro de 1510, Goa rendia-se às forças portuguesas comandadas por Afonso de Albuquerque. Uma captura não proveniente de ordens reais mas a pedido do corsário Timoja, um hindu exilado que havia recebido apelos de ajuda por parte da população hindu de Goa, a qual ansiava pela libertação do domínio muçulmano.



Fonte: Facebook do Canal de História (Portugal)
Imagem: Facebook do Canal de História (Portugal)

10 de dezembro de 1901: Primeira entrega dos Prémios Nobel

Hoje na História

Alfred Nobel


Canal de História (Portugal): O sueco Alfred Nobel estabeleceu os Prémios Nobel em 1895, reconhecimento internacional em várias categorias, por comités suecos e noruegueses. Neste dia, em 1901, realizava-se a primeira entrega oficial dos Prémios Nobel da Física, Química, Fisiologia ou Medicina, Literatura e Paz, em Estocolmo e Oslo.



Fonte: Facebook do Canal de História (Portugal)
Imagem: Facebook do Canal de História (Portugal)

10 de dezembro de 1844: Descoberto o efeito anestesiante do gás




Canal de História (Portugal): No dia 10 de dezembro de 1844, o dentista americano Horace Wells, assistia a uma palestra onde os presentes eram entretidos com gás hilariante. Um deles, sob o efeito do gás, fez um golpe fundo na perna sem apresentar qualquer sinal de dor. Wells descobria assim o poder anestesiante do gás, usando-o como anestesia em odontologia.



Fonte: Facebook do Canal de História (Portugal)
Imagem: Facebook do Canal de História (Portugal)

10 de dezembro de 1948: Aprovação da Declaração Universal dos Direitos do Homem

Hoje na História; Direitos Humanos

        «Foi sem dúvida um documento importante. Pena que hoje em dia muitos desses direitos não sejam respeitados.» O Canal de História (Portugal) respondeu que «(...) este é um desafio que nunca está terminado. (...)»


Canal de História (Portugal): Neste dia, em 1948, foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos do Homem. Acha que esta declaração foi importante?
A Assembleia Geral das Nações Unidas reuniu representantes de todo o mundo e nasceu para se converter numa referência do direito internacional. Apesar de não ter carácter vinculativo, o seu espírito serviu de base a muitas constituições e é hoje uma referência moral para as legislações de qualquer país.

Canal de História (Brasil): Essa é a data que a Assembleia Geral das Nações Unidas convidou diversos países para assinarem um acordo que definia o código moral, ético e jurídico que reconhece oficialmente os direitos inalienáveis do homem.



Fontes: Facebook do Canal de História (Portugal)
            Facebook do Canal de História (Brasil)
Imagem: Facebook do Canal de História (Portugal)