sábado, 23 de julho de 2016

Informação!

        Durante a próxima semana não terei acesso nem a informações relativas à atualidade nem terei Internet. Por estes motivos, decidi deixar agendadas publicações diárias que (espero) serão publicadas diariamente com informações relativas a esse dia. Para tal recorri  a informações do ano passado recolhidas nos Facebooks do Canal de História de Portugal e do Brasil, sendo por isso pouca informação.
        Relativamente à secção "Hoje para a História" não será atualizada durante a próxima semana, pois, como já disse, não terei acesso a informações relativas à atualidade (mas se for como tem sido nos últimos tempos, em que os atentados se sucedem, penso que não valeria a pena partilhar [com respeito às vítimas dos ataques passados e vindouros], uma vez que, na minha opinião, isso deixa de ser História) e, por isso, não terei oportunidade de partilhar.
        No entanto, podem ir comentando as publicações que serão apresentadas diariamente, porque eu prometo, que assim que possível, responderei aos vossos comentários com todo o gosto.

23 de julho de 2016: Diogo e Pedro Costa sagram-se campeões do mundo de Vela




        Os irmãos Diogo e Pedro Costa sagraram-se campeões do mundo de Vela da classe 420, após terminarem em terceiro e em oitavo nas últimas regatas disputadas ao largo de San Reno, Itália. Nas doze regatas da prova venceram três e ficaram duas vezes em terceiro lugar.



Fonte: site da SIC Notícias
Imagem: site da SIC Notícias

Faleceu/Faleceram a 23 de julho de 1932



Alberto Santos Dumont (nascido a 20 de julho de 1873) foi um aeronauta, desportista e inventor brasileiro.

Canal de História (Brasil): Há 83 anos [em 2015,oitenta e quatro em 2016], o mundo despedia-se da genialidade do brasileiro Alberto Santos Dumont, responsável pelas primeiras demonstrações públicas de veículos mais pesados que o ar levantando voo pelos seus próprios meios.



Amy Winehouse (nascida a 14 de setembro de 1983) foi uma cantora e compositora britânica.



Carlos Paredes (nascido a 16 de fevereiro de 1925) foi um compositor e guitarrista português.

(Nota: texto convertido para português de Portugal)



Fontes: Wikipédia
Fontes: Facebook do Canal de História (Brasil)
Imagens: Facebook do Canal de História (Brasil)
Imagens: Facebook da RTP Memória

Nasceu/Nasceram a 23 de julho



Daniel Radcliffe é um ator britânico de cinema, televisão e teatro.

Canal Hollywood Portugal: Harry Potter será sempre o papel pelo qual Daniel Jacob Radcliffe, que faz hoje 27 anos, será recordado no cinema. Foi a saga escrita por J. K. Rowling que o tornou numa estrela, mas vários são os filmes onde já participou.
Que outros filmes dele recomendas?#DanielRadcliffe



Amália Rodrigues (falecida a 6 de outubro de 1999) [segundo o assentamento de nascimento nasceu a 1 de julho: http://bit.ly/2a3DKOF] foi uma fadista, cantora e atriz portuguesa.

Canal de História (Portugal): Neste mesmo dia, no ano de 1920, nascia Amália da Piedade Rodrigues. Amália Rodrigues ficou conhecida como a “Rainha do Fado”, sendo uma das grandes embaixadoras da cultura portuguesa no mundo.
Qual o fado de #Amália que mais gosta?



Slash, nome artístico de Saul Hudson, é um guitarrista britânico-americano.

Canal de História (Brasil): Saul Hudson, ou somente Slash, nasceu em 23 de julho de 1965. Com um talento inovador e surpreendente nas guitarras, ele tornou-se famoso na banda Guns N' Roses, mas separou-se dos companheiros em outubro de 1996. Após esse episódio, o guitarrista fundou o grupo "Velvet Revolver" e continuou a sua carreira de grande sucesso.



Maria João Pires é uma pianista portuguesa.

(Nota: texto convertido para português de Portugal)



Fontes: Wikipédia
Fontes: Facebook do Canal Hollywood Portugal
Fontes: Facebook do Canal de História (Portugal)
Fontes: Facebook do Canal de História (Brasil)
Imagens: Facebook do Canal Hollywood Portugal
Imagens: Facebook do Canal de História (Portugal)
Imagens: Facebook do Canal de História (Brasil)
Imagens: Facebook da RTP Memória

23 de julho de 1976: Mário Soares toma posse como primeiro-ministro




        Nas primeiras eleições legislativas democráticas, após o 25 de abril de 1974, venceu Mário Soares, que se tornou chefe do I Governo Constitucional de Portugal. Este governo viria a cair dois anos depois (em 1978) devido a uma moção de rejeição aprovada pela Assembleia da República.



Fonte: Wikipédia
Imagem: Wikipédia