quinta-feira, 14 de julho de 2016

14 de julho de 2016: Atentado em Nice causa dezenas de mortos



Um camião embateu contra uma multidão que assistia ao fogo de artificio em Nice, nas comemorações do Dia da Bastilha. O acidente terá feito entre trinta a cinquenta vítimas mortais e, pelo menos, cem feridas.
Segundo as autoridades francesas, o motorista do veículo foi abatido. A polícia francesa desconfia que foi um atentado terrorista.


Fontes: site da SIC Notícias
            site do Jornal Público

Faleceu/Faleceram a 14 de julho


Billy the Kid (nascido a 23 de novembro de 1859), pseudónimo de William Henry Bonney, foi um pistoleiro e ladrão de gado e cavalos estado-unidense. Antes de se tornar fora da lei, the Kid fora militar durante a Guerra do Condado Lincoln.

Alguns anos depois, apareceram várias pessoas a dizer que eram o Billy the Kid, que tinha sobrevivido.
Segundo a lenda, Billy the Kid matou vinte e uma pessoas, o número de anos que supostamente viveu.

Canal de História (Brasil): Billy tornou-se um dos homens mais procurados do oeste após assassinar o xerife Brady. Num dia como hoje, o xerife Pat Garrett surpreendeu Billy no seu próprio quarto e matou-o a tiros.

(Nota: texto convertido para português de Portugal)


Fontes: Facebook do Canal de História (Brasil)
            Wikiédia

Nasceu/Nasceram a 14 de julho


Gustav Klimt (falecido a 6 de fevereiro de 1918) foi um pintor simbolista austríaco.


Fontes: Facebook da RTP Memória
            Wikipédia

14 de julho de 1789: Inicia-se a Revolução Francesa

Culminou com a ascensão de Napoleão ao poder, levando ao Bloqueio Continental, ao qual Portugal não aderiu, resultando nas três invasões francesas (1807-1810) e na fuga da família real para o Brasil (1807), o que levou à independência do mesmo, em 1822.

A Revolução Francesa foi um período de grande agitação, principalmente durante o jacobinismo. O Canal de História (Portugal) afirma que "(...) Para o bem e para o mal, este ato ficará para sempre marcado na história mundial(...)".




Canal de História (Portugal): Neste mesmo dia, em 1789, inicia-se a Revolução Francesa com os parisienses a tomarem de assalto a Bastilha.

Foi um período contraditório que, se por um lado instituiu os princípios democráticos da modernidade, por outro lado, criou um período de terror onde terão sido mortas entre 16 mil a 40 mil pessoas, muitas delas na guilhotina. Qual a sua avaliação da revolução francesa?


Fonte: Canal de História (Portugal)