domingo, 21 de agosto de 2016

Faleceu/Faleceram a 21 de agosto

Hoje na História; Falecimentos


Alexandre O'Neill (nascido a 19 de dezembro de 1924) foi um poeta português.



Raul Seixas (nascido a 28 de junho de 1945) foi um cantor e compositor brasileiro.

Canal de História (Brasil): O lendário Raul Seixas, morreu em 1989 em São Paulo. Apesar de ter iniciado sua carreira musical em 1962, ele ganhou reconhecimento e fama só 10 anos depois, quando foi finalista de um evento musical da Rede Globo.



Fontes: Wikipédia
Fontes: Facebook do Canal de História (Brasil)
Imagens: Facebook da RTP Memória
Imagens: Facebook do Canal de História (Brasil)

21 de agosto de 1808: Batalha do Vimeiro

Hoje na História

        "Levaram ao fim do Absolutismo em Portugal e consequentemente às Guerras Liberais."

        "As invasões francesas contribuíram para a difusão dos ideias liberais em Portugal. Esta propagação levou à Revolução Liberal de 1820."




Canal de História (Portugal): Neste mesmo dia, em 1808, dá-se a Batalha do Vimeiro, em Portugal, na qual o exército de Napoleão foi derrotado.
Nesta batalha, defrontaram-se as forças anglo-lusas comandadas pelo tenente-general Sir Arthur Wellesley e as forças francesas comandadas pelo general Jean-Andoche Junot. A batalha resultou numa vitória para as forças anglo-lusas e determinou o fim da primeira invasão francesa de Portugal.
Na sua opinião, quais foram as consequências das invasões francesas?



Fonte: Facebook do Canal de História (Portugal)
Imagem: Facebook do Canal de História (Portugal)

21 de agosto de 1415: Conquista de Ceuta

Hoje na História

        "O início de uma grande época - a maior desde que Portugal se tornou independente." O Canal de História perguntou "(...) 600 anos depois, quem acha que foi o grande responsável pela criação do império português?" Ao que respondi, interligando factos históricos, "D. Dinis, por ter mandado plantar o pinhal de Leiria, que serviu para a construção das embarcações usadas nos Descobrimentos (expansão portuguesa)."



        Ceuta era um local de passagem das especiarias da Índia em direção à Europa, as quais entravam pela Península Itálica. Vendo a possibilidade de lucro rápido, Portugal decidiu conquistar Ceuta. 
        Os portugueses tomaram a cidade rapidamente, uma vez que o ataque não era esperado. Deste modo, Ceuta foi a primeira conquista portuguesa em África, marcando, assim, o início da expansão portuguesa.
         No dia seguinte, D. João I ordenou cavaleiros os príncipes D. Duarte (futuro D. Duarte I), D. Pedro e D. Henrique, seus filhos.
       Com o passar do tempo, Ceuta acabou por não render o esperado, visto que os mouros alteraram as rotas comercias. Então, decidiu-se ir buscar as especiarias à sua fonte, ou seja, à Índia.



Fontes: Facebook do Canal de História (Portugal)
Fontes: Wikipédia
Imagem: Facebook da RTP Memória