terça-feira, 5 de julho de 2016

5 de julho de 1975: Cabo Verde torna-se independente


Canal de História (Portugal): Há 41 anos, Cabo Verde tornava-se independente de Portugal! Que benefícios pensa que este ato trouxe para os dois países?


O acordo de independência foi assinado entre Cabo Verde e Portugal, a 19 de dezembro de 1974, tendo-se instaurado um governo de transição em Cabo Verde que preparou as primeiras eleições para a Assembleia Nacional Popular.


Fontes: Facebook do Canal de História (Portugal)
             Wikipédia

5 de julho de 1996: Nasce a ovelha Dolly

Quando surgiu esta ideia dos clones, a maioria das pessoas teve medo que alguém decidisse clonar o Hitler. Mas o resultado seria um ser fisicamente idêntico ao Hitler só que psicologicamente diferente, dado que não teriam as mesmas vivências. Maria José Monteiro pergunta "será???" ao que o Canal de História (Portugal) responde "Nunca se sabe, é uma excelente teoria... (...)". Madalena Jesus concorda, afirmando "(...) Obviamente. Não teria as mesmas experiências de vida, cresceria num mundo totalmente diferente e poderia mesmo ter uma educação totalmente contrária ao que foi. Bastava ter pais correctos."
Liliana Oliveira não sabia que a ovelha Dolly tinha morrido e perguntou se as ovelhas só duram sete anos, ao que respondi que "A ovelha Dolly teve uma morte prematura, pois teve de ser abatida para não sofrer uma morte dolorosa por uma doença pulmonar." Liliana Oliveira disse depois que tinha pesquisado e que "as ovelhas podem viver até aos 20 anos, mas a Dolly estava a envelhecer precocemente". Confirmei dizendo que "Suspeitava-se que era por ter sido clonada de uma ovelha já adulta!"




Canal de História (Portugal): Neste mesmo dia, em 1996, nasce a ovelha Dolly, o primeiro mamífero clonado. Que significado atribuem a este feito?


Fonte: Facebook do Canal de História (Portugal)
           Facebook da RTP Memória