quarta-feira, 24 de agosto de 2016

24 de agosto de 2016: Terramoto em Itália

Hoje para a História

Cidade de Amatrice após o terramoto.


       Pela madrugada, um terramoto de magnitude 6,2 na escala de Richter abalou a região central de Itália.
      Estima-se que faleceram duzentas e noventa e uma pessoas e que haja cerca de quatrocentos feridos. No entanto, há ainda a possibilidade destes números aumentarem, pois podem existir mais mortos debaixo dos escombros. Já foram resgatadas cerca de duzentas e trinta e oito pessoas com vida.
      Depois do terramoto principal, já se fizeram sentir mais de mil e trezentas réplicas.  Estas fazem com que alguns edifícios já danificados acabem por ruir.



Fontes: Facebook da SIC Notícias
Fontes: site Observador
Fontes: site El Confidencial
Fontes: site G1
Fontes: site UOL Notícias
Fontes: Wikipédia
Fontes: site da Rádio Renascença
Imagem: site BOL Notícias

Nasceu/Nasceram a 24 de agosto

Hoje na História; Nascimentos


Jorge Borges (falecido a 14 de junho de 1986) foi um escritor, poeta, tradutor, crítico literário e ensaísta argentino.



Rupert Grint é um ator e cantor britânico.

Canal Hollywood Portugal: De Hogwarts à afirmação como uma estrela de cinema. O mago ruivo mais conhecido do cinema faz hoje 28 anos.
Agora está a trabalhar nas filmagens para uma nova série de televisão, mas sabias que na sua audição para o papel de Ron Weasly cantou uma música de hip-hop criada por ele? Muitos parabéns Rupert Grint! #RupertGrint



Fontes: Wikipédia
Fontes: Facebook do Canal Hollywood Portugal
Imagens: Facebook da RTP Memória
Imagens: Facebook do Canal Hollywood Portugal

24 de agosto de 2008: Jogos Olímpicos mais vistos de sempre

Hoje na História; Desporto



Canal de História (Brasil): Em 2008, os Jogos Olímpicos de Pequim bateram um recorde de telespectadores. Foram os primeiros Jogos Olímpicos a serem exibidos em alta definição, alcançando cerca de 4,7 mil milhões de espectadores e internautas.

(Nota: texto convertido para português de Portugal)



Fonte: Facebook do Canal de História (Brasil)
Imagem: Facebook do Canal de História (Brasil)

24 de agosto de 2006: Plutão é considerado um planeta anão

Hoje na História

Plutão


Canal de História (Portugal): #SabiaQue neste dia, em 2006, a União Astronómica Internacional retirava Plutão a qualificação de planeta?
Nesse contexto, a mesma entidade estabeleceu o termo 'plutóide' para definir o ex-planeta, em comparação aos outros planetas do Sistema Solar.




Fonte: Facebook do Canal de História (Portugal)
Imagem: Facebook do Canal de História (Portugal)

24 de agosto de 1891: Edison patenteia máquina de filmar

Hoje na História; Cultura

        "O cinema viria a ser apresentado em 1895, pelo irmãos Lumière."



        Thomas Edison solicitou, em 1891, a patente do cinetógrafo, máquina de filmar que desenvolvera em 1888. No entanto, a patente apenas foi efetuada em 1897.



Fontes: Facebook da RTP Memória
Fontes: Wikipédia
Imagem: Facebook da RTP Memória

24 de agosto de 1511: Conquista de Malaca

Hoje na História

       "Pêro da Covilhã, que, embora por terra, deu um grande contributo para que Bartolomeu  Dias dobrasse o cabo da Boa Esperança e que Vasco da Gama chegasse à Índia por mar."

       "Considero que não há nenhum descobridor que seja mais importante do que outro. Para mim cada um desempenhou um papel diferente e importante: Gil Eanes ao dobrar o Cabo Bojador, Bartolomeu Dias ao dobrar o Cabo da Boa Esperança, Vasco da Gama ao chegar à Índia, Pedro Álvares Cabral ao descobrir o Brasil, ...
     Há, no entanto, que realçar que sem a descoberta/o avanço anterior cada um destes descobridores não teria o sucesso que teve. Por isso, deve salientar-se a figura do infante D. Henrique, que impulsionou e apoiou o movimento de expansão portuguesa, uma vez que sem ele, muito provavelmente, nenhuma descoberta teria sido realizada." O Canal de História afirma que é um "Belo ponto de vista (...)" e Carlos Alberto Viegas Rodrigues considera "(...) os nossod descobridores uns herois". Respondi-lhe que "(...) concordo plenamente. Se não fossem eles talvez ainda hoje se pensasse que a Terra é plana." A isto, Carlos Alberto Viegas Rodrigues disse "(...) fica a saber q nessa altura ja se sabia q a terra era redonda!
        Estuda!" Acrescentou que "Pois 30 anos depois se fez a viagem de vircunavegacao., por um portugues!!!
         Curioso , nao e?" Redargui, relativamente ao primeiro assunto, que "(...) nessa altura podia--se já desconfiar que a Terra é redonda. No entanto, só com as viagens de Cristóvão Colombo à América e de Fernão de Magalhães à volta do mundo (ambas ao serviço de Castela) é que se provou que a Terra era realmente redonda. Uma vez que estas viagens foram inspiradas pelas descobertas realizadas pelos navegadores portugueses, foi graças a eles que se veio a confirmar que a Terra é mesmo redonda." Quanto ao segundo assunto, expliquei que "(...) a primeira viagem de circum-navegação foi entre 1519 e 1522 e não trinta anos depois da conquista de Malaca.
        É importante que tenha sido planeada e iniciada por um português. Infelizmente durante a viagem Fernão de Magalhães foi morto e a viagem foi concluída sob o comando de Juan Sebástian Elcano."




Canal de História (Portugal): Neste mesmo dia, em 1511, Afonso de Albuquerque conquista Malaca (na Malásia), a primeira cidade do sudeste asiático a ser conquistada por europeus.
Quem acha que foi o mais importante descobridor da história?



Fonte: Facebook do Canal de História (Portugal)
Imagem: Facebook da RTP Memória

24 de agosto de 1820: Revolução Liberal no Porto

Hoje na História



        A Revolução Liberal no Porto foi um movimento liberal que pôs fim ao Absolutismo em Portugal. Teve ainda como consequências diretas o regresso da família real portuguesa do Brasil (exceto o príncipe herdeiro, D. Pedro IV [I do Brasil]), a instituição da primeira constituição portuguesa - a Constituição portuguesa de 1822.



Fonte: Wikipédia
Imagem: Facebook da RTP Memória