sábado, 19 de novembro de 2016

Nasceu/Nasceram a 19 de novembro

Hoje na História; Nascimentos


Américo Thomaz (falecido a 18 de setembro de 1987) foi um político e militar português. Foi o décimo terceiro Presidente da República Portuguesa.



Jodie Foster, nome artístico de Alicia Foster, é uma atriz, diretora e produtora cinematográfica estado-unidense.

Canal Hollywood Portugal: A premiada atriz, produtora e realizadora, Alicia Christian Foster, faz hoje 54 anos. 1989 e 1992 são os anos em que a atriz, licenciada em literatura, se consagrou perante a Academia. Sabes com que filmes? Qual o teu preferido dela? 
#JodieFoster



Fontes: Wikipédia
            Facebook do Canal Hollywood Portugal
Imagens: Facebook da RTP Memória
               Facebook do Canal Hollywood Portugal

19 de novembro de 1969: Milionésimo golo de Pelé




Canal de História (Brasil): O golo aconteceu durante uma partida contra o Vasco, no Maracanã. Para si, ele é o Rei do Futebol?

(Nota: texto convertido para português de Portugal)



Fonte: Facebook do Canal de História (Brasil)
Imagem: Facebook do Canal de História (Brasil)

19 de novembro de 1905: Inaugurado o café "A Brasileira"




        "A Brasileira" era um café que vendia o «genuíno café do Brasil», que era pouco consumido por donas de casa lisboetas, naquela época.
       Devido à rejeição do modernismo em museus, os artistas deste movimento expunham em cafés, sendo que "A Brasileira" foi um dos primeiros cafés a apresentar este novo estilo artístico.
        Fernando Pessoa foi um grande frequentador deste café, que no seu exterior tem uma está-tua do poeta.



Fonte: Wikipédia
Imagem: Facebook da RTP Memória

19 de novembro de 1977: Acidente aéreo no Funchal




Canal de História (Portugal): A “Maior tragédia da aviação portuguesa” aconteceu há 39 anos atrás, com o voo da TAP que falhou uma aterragem no aeroporto do Funchal. Um marco infeliz na História já ultrapassado. Prova disso, foi a classificação em 2011, como a Companhia Aérea da Europa Ocidental Mais Segura e a quarta mais segura de todo o mundo.



Fonte: Facebook do Canal de História (Portugal)
Imagem: Facebook do Canal de História (Portugal)

19 de novembro de 1807: Junot entra em Portugal

Hoje na História



        Em 1806, Napoleão Bonaparte decretou o Bloqueio Continental ao Reino Unido. Portugal não aderiu e Napoleão mandou invadir Portugal.
       Junot, coronel-general francês, chegou a Portugal com um exército de vinte e cinco mil homens aproximadamente. Segundo as ordens que recebera, deveria entrar em Portugal pelo vale do Tejo e capturar, em Lisboa, a família real. No entanto, ao chegar a Lisboa terá ainda visto os navios que levavam o príncipe regente D. João (futuro D. João VI) e a corte para o Brasil.



Fonte: Wikipédia
Imagem: Facebook da RTP Memória