quinta-feira, 30 de junho de 2016

30 de junho de 1911: Aprovada a bandeira nacional


Bandeira nacional


        A bandeira nacional foi aprovada pela Assembleia Nacional Constituinte a 30 de junho de 1911.
        Os republicanos queriam uma bandeira que rompesse ligações com a monarquia, escolhen-do, por isso, cores que não eram tradicionais nas anteriores bandeiras portuguesas, além de que, desde 31 de janeiro de 1891 (tentativa frustrada de implantação da República em Portugal), as cores verde e vermelho foram instituídas como as cores do Partido Republicano.
        Curiosamente, a bandeira mantém cores da monarquia, visto que verde era a cor da casa real de Bragança e vermelho a cor da monarquia portuguesa.



Fonte: Wikipédia
Imagem: Wikipédia

4 comentários:

  1. Realmente os portugueses não sabem o que querem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é não saber o que querem; foi uma coincidência até certo ponto feliz dado que mantém parte da história de Portugal na bandeira

      Eliminar
  2. Olá Xavier.
    Parabéns pela excelente iniciativa do blog.
    Sobre a bandeira, houve uma grande polémica, quer por causa das cores, quer por causa dos símbolos... eu tive de estudar este assunto, porque fiz um trabalho sobre a bandeira para o mestrado. Se quiseres posso enviar te para leres... vale o que vale, mas tem lá algumas descobertas engraçadas.
    Um abraço e muito sucesso para o blog.
    Nuno Antunes da Costa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nuno,
      Muito obrigado!
      Sei que houveram várias hipóteses para a bandeira republicana: umas que mantinham as cores azul e branca, outras que juntavam as quatro cores e outras que defendiam apenas a utilização do verde e do vermelho (como acabou por acontecer). Agradecia que me enviasse o seu trabalho, o qual terei muito gosto em ler.
      Um abraço e mais uma vez muito obrigado!
      Xavier Oliveira

      Eliminar