sábado, 24 de setembro de 2016

24 de setembro de 1973: Guiné-Bissau declara independência

Hoje na História

        «A descolonização portuguesa foi muito apressada. Deveria ter sido negociada de modo a haver ajuda mutua entre Portugal e as ex-colónias. Em vez disso foi, simplesmente, a expulsão dos colonos portugueses dos novos países.» Dalila Santos argumentou «Desculpa discordar de algumas palavras Xavier mas... estive lá, vivi lá e.... não era-mos "todos" colonos! Do mesmo modo que há diversas "cores" no Brasil que não foram nem são "colonos"... em África também era assim.» Respondi que «(...) claro que nem todos eram colonos. Muito antes da chegada dos portugueses às terras sobre as quais Portugal exercia jurisdição nos finais do século XX, já estas eram habitadas por outros povos. Infelizmente, os nativos destas regiões foram escravizados e subjugados à cultura europeia (como, por exemplo, terem sido obrigados a adotar a religião cristã), tendo-se perdido muitos dos hábitos e costumes das civilizações africanas.
        No entanto, com «expulsão dos colonos» eu queria referia-me aos portugueses que viviam nas ex-colónias em África que de um momento para o outro tiveram de abandonar tudo o que tinham e retornar para Portugal, porque senão os naturais desses países, agora independentes, persegui-los-iam e atacá-los-iam.»



Canal de História (Portugal): Neste mesmo dia, em 1973, a Guiné-Bissau declara a sua independência de Portugal. Essa declaração só viria a ser reconhecida por #Portugalem 1974.
Qual a sua opinião sobre a descolonização portuguesa?



Fonte: Facebook do Canal de História (Portugal)
Imagem: Facebook da RTP Memória

Sem comentários:

Enviar um comentário