quinta-feira, 30 de junho de 2016

30 de junho de 1911: Aprovada a bandeira nacional


Bandeira nacional


        A bandeira nacional foi aprovada pela Assembleia Nacional Constituinte a 30 de junho de 1911.
        Os republicanos queriam uma bandeira que rompesse ligações com a monarquia, escolhen-do, por isso, cores que não eram tradicionais nas anteriores bandeiras portuguesas, além de que, desde 31 de janeiro de 1891 (tentativa frustrada de implantação da República em Portugal), as cores verde e vermelho foram instituídas como as cores do Partido Republicano.
        Curiosamente, a bandeira mantém cores da monarquia, visto que verde era a cor da casa real de Bragança e vermelho a cor da monarquia portuguesa.



Fonte: Wikipédia
Imagem: Wikipédia

30 de junho de 1793: Inauguração do Teatro Nacional de São Carlos


(Ao pesquisar informações sobre o Teatro Nacional de São Carlos descobri que a inauguração foi no ano 1793 e não no ano 1973, como indicado na imagem. Entretanto a imagem já foi retirada do Facebook da RTP Memória mas ainda não foi substituída por uma com a data correta. Assim que possível substituirei esta imagem por uma com a data correta. Obrigado pela compreensão!)




        O Teatro Nacional de São Carlos foi mandado construir pelo príncipe D. João (futuro D. João VI) durante o período de regência no reinado de sua mãe (D. Maria I foi "obrigada" a afastar-se do cargo de Chefe de Estado por ter perdido a sanidade mental), em substituição do Teatro Ópera do Tejo destruído em consequência do Terramoto de 1755.



Fonte: Wikipédia
Imagem: Facebook da RTP Memória

30 de junho de 1980: Papa João Paulo II visita o Brasil




Canal de História (Brasil): Ainda em plena ditadura militar, o pontífice viajou por 13 cidades brasileiras e defendeu a justiça social, a liberdade sindical e a reforma agrária.



Fonte: Facebook do Canal de História (Brasil)
Imagem: Facebook do Canal de História (Brasil)

30 de junho de 1487: Publicação do primeiro livro impresso em Portugal




        O primeiro livro a ser impresso em Portugal foi um Pentateuco (os cinco primeiros livros da Bíblia), na primeira oficina tipográfica portuguesa, em Faro, propriedade de Samuel Gacon, um editor judeu.



Fontes: site Tipografos
            Wikipédia
Imagem: Facebook da RTP Memória

30 de junho de 1934: Noite das facas longas


        «Hitler queria ter a certeza que não teria oposição na liderança do Partido Nazi, por isso decidiu matar os opositores não ao regime mas sim a ele!»




Canal de História (Portugal): Neste mesmo dia, em 1934, dá-se a “A Noite das Facas Longas”, uma purga em que Adolf Hitler ordena a morte de vários membros do Partido Nazi, identificados por ele como opositores.
Qual acham que foi a importância desta purga para o futuro do regime nazi?



Fonte: Facebook do Canal de História (Portugal)
Imagem: Facebook do Canal de História (Portugal)

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Faleceu a 29 de junho





        José de Barros (nascido a 22 de outubro de 1896) foi um professor, cineasta, jornalista, dramaturgo e pintor português.
        É autor da primeira docuficção portuguesa, Maria do Mar.



Fonte: Wikipédia
Imagens: Facebook da RTP Memória

29 de junho de 1949: Implementação do apartheid na África do Sul


        «Sem dúvida um momento horrível da nossa História. Felizmente, vivemos hoje num mundo onde há muito mais igualdade entre "raças" (se bem que, infelizmente, ainda existe racismo e xenofobia, entre outros problemas sociais).»




Canal de História (Portugal): Neste mesmo dia, em 1949, a África do Sul implantou oficialmente o apartheid, regime de segregação racial.
Este regime manteve-se até 1994, aquando da realização de eleições multirraciais e democráticas, que foram vencidas pelo Congresso Nacional Africano, sob a liderança de Nelson Mandela, o grande símbolo da luta contra este regime.



Fonte: Facebook do Canal de História (Portugal)
Imagem: Facebook do Canal de História (Portugal)

História Dia a Dia

        A Internet hoje está na vida de (quase) todos mas, infelizmente, não é tão bem aproveitada quanto devia. A maioria das pessoas usa a Internet para aceder às redes sociais ou para entretenimento (vídeos, jogos, etc.) ou para assuntos de trabalho (o que até nem é mau!). 
        Eu acho que a Internet também deve ser usada como meio de difusão da cultura e, neste sentido, decidi partilhar convosco algumas informações sobre História! A minha ideia é todos os dias indicar os factos que ocorrerem nesse dia no passado e que ficaram para a História, devendo ser recordados (Hoje na História); além disso, tenciono partilhar os acontecimentos diários que influenciam o mundo atual e que daqui a uns anos farão parte da História (Hoje para a História). Sempre que possível darei também a minha opinião sobre o assunto em questão e gostaria que dessem também a vossa para podermos debater o assunto e entendermos melhor alguns mistérios/segredos da História.